Alimentos que contribuem para a qualidade de vida

Alimentos que contribuem para a qualidade de vida

A alimentação é um dos fatores que influenciam na qualidade de vida e um dos aliados a prevenção de doenças  por isso é importante conhecer os alimentos que se ingere.

Vamos começar pelas frutas que contribuem com o corpo fornecendo energia, muitas são ótimas opções para se por na bolsa para o consumo durante o dia. O consumo desse grupo de alimentos fortalece  o sistema imunológico, diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol e indigestões.
 

A maçã é compacta todavia tem muitos benefícios, ela é antioxidante, e auxilia na desintoxicação do organismo pois também tem uma boa quantidade de água. É um alimento de baixa caloria rico em vitaminas e fibras.

Ácidos gáico, elágico e protocatequínico são características da romã que ajudam na neutralização de radicais que possam desencadear câncer, e também contribui para  a longevidade pois retarda o envelhecimento.

O consumo de limão é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, uma vez que é rico em vitamina C , cálcio,ferro, iodo, e ferro.Auxilia também na diminuição do tempo para a cicatrização. Essa fruta que tem diferentes utilidades na gastronomia pode ajudar depois de desfrutá-la já que auxilia na digestão e redução de peso.

O abacate mantém o equilíbrio da quantidade de açúcar no sangue, através de sua gordura boa , sendo ótimo na alimentação de diabéticos, ele também é uma boa opção para quem tem o colesterol elevado uma vez que é fonte fitoesteróis . Não podemos esquecer que ele faz parte do grupo de alimentos fortalecedores do sistema imunológico contribuindo com suas fibras e vitaminas.

O grupo de frutas que fornecem vitamina C é extenso e a acerola está inclusa nele, entretanto ela também fornece vitamina A, B cálcio e ferro.  Tem propriedades antioxidante e imunológicas outra ótima opção para se encaixar na dieta pois contem poucas calorias e pode ser consumida de maneira rápida durante o dia.

O melão contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, por conter vitamina C, B3, cobre, potássio e fonte de beta caroteno . Com 90% de sua composição sendo água, evita  a desidratação sendo uma opção para dias com o calor elevado.

A prevenção de cãibras é feita através da ingestão de bananas , que são ricas em vitamina C, potássio, manganês, magnésio e cobre. É recomendado o consumo antes de atividades físicas, pois é fonte de energia.

O grupo de frutas que fornecem vitamina C é extenso e a acerola está inclusa nele, entretanto ela também fornece vitamina A, B cálcio e ferro.  Tem propriedades antioxidante e imunológicas outra ótima opção para se encaixar na dieta pois contem poucas calorias e pode ser consumida de maneira rápida durante o dia.

Os vegetais têm um papel importante na alimentação saudável, reduzindo em até 25% as chances de doenças, facilitam a digestão e fortalecem o sangue.

O brócolis é um dos vegetais que mais contribui sendo extremamente nutritivo, é rico em fibras alimentares e vitamina C. Sua riqueza em flavonoides é preventiva em caso de problemas cardíacos e respiratórios outro de seus benefícios é a fotoproteção contra os raios ultravioletas tipo B.

A família de vegetais verdes escuros tem outro membro importante a couve , com uma gama extensa de vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e K, o tornando um bom anti-inflamatório que também desintoxica o organismo e diminui o nível de colesterol.

A beterraba contribui para a prevenção de anemia. Rica em ferro, cálcio, zinco, vitaminas do  complexo e potássio cuida da saúde ossos e dos músculos. Ela também auxilia no bom funcionamento do coração devido suas fibras.

Anticancerígena a cenoura também é antioxidante por conta de seu betacaroteno e contribui para uma pele saudável e bonita e matem a conservação das mucosas. Vitaminas A, B2, B3 e C, de sua composição aumentam o fortalecimento do sistema imunológico equilibrando os níveis de colesterol e contendo infecções.

Rabanete, tomate e  pimentão  são oxidantes ricos em licopeno, que atuam na prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e arterosclerose. Neste grupo há a presença de vitamina C e ácidos fenólicos que contribuem para o cuidado da pele, gengiva e vasos sanguíneos.

Verduras

Outro grupo de alimentos de importante inserção na dieta é formado por alho, cebola, alho-poró  e couve-flor , eles ajudam na regularização dos batimentos cardíacos, fortificam o sistema imunológico atuando na prevenção de doenças crônicas, são  anti-alérgicos e anti-inflamatórios e não param por ai,  o metabolismo, os músculos, os ossos e dentes também são beneficiados pelo consumo desse grupo uma vez que é rico em cálcio.

Uma alimentação variada, saudável e equilibrada pode prevenir muitas doenças e retardar o envelhecimento, é importante procurar um profissional para definir sua dieta, para que o resultado seja eficaz e satisfatório. Somente a alimentação saudável não é o suficiente para garantir o bem-estar e a qualidade de vida, é fundamental exercitar-se.