Atendimento Humanizado e os benefícios que ele pode trazer

Atendimento Humanizado e os benefícios que ele pode trazer

Quando o paciente procura um médico, ele quer somente receber um diagnóstico de maneira fria, ele quer ser entendido, que contar suas dores e confiá-las a alguém que realmente se importe.

O tratamento humanizado foi desenvolvido para que todos os pacientes se sintam e seguros e possam confiar que o profissional está ali para ajudá-lo de verdade, e foi por este motivo que em 2000 o Ministério da Saúde criou o projeto de Humanização Hospitalar, para incentivar a elevação de qualidade do atendimento dentro de ambientes hospitalares.

Em seu conceito o atendimento humanizado, são práticas e medidas que devem ser adicionadas a rotina de um ambiente hospitalar, ele visa promover uma boa relação entre paciente e profissional. É comum você marcar uma consulta onde o tempo é limitado e exclusivo para o diagnóstico, neste atendimento é diferente, não há espaço para a robotização, o profissional está ali para te ouvir e entender suas dores para assim identificar suas necessidades.

Quando falamos de dores não estamos falando somente das dores físicas que resultaram em sua procura por ajuda profissional, mas também nas dores que ela te causa emocionalmente, como elas impactam sua rotina, para que assim as medidas a serem tomadas não interfiram ainda mais.

Atendimento Humanizado e os benefícios que ele pode trazer

A maneira como a equipe se relaciona também é um fator importante, dever existir respeito e cordialidade entre os colaboradores, isso não só melhora a experiência para o paciente, mas também para os membros dá equipe reduzindo o estresse da rotina de trabalho, quando você respeita seu companheiro de trabalho o ambiente se torna mais leve, há à diminuição do estresse, a motivação é elevada dentre outros benefícios. Para o paciente esse é um dos influenciadores no quesito confiança.

E quando falamos em colaboradores não nos limitamos à equipe médica, os funcionários no geral  devem ser treinados de maneira adequada ,  tendo um olhar moldado com sensibilidade e empatia tanto para os pacientes tanto para os outros colaboradores.

Entender os pontos que tornam o atendimento humanizado é importante, o tratamento deve ser individualizado respeitando a singularidade de cada paciente, o respeito diante das diferenças deve ser mantido, a comunicação deve ser transparente e inclusiva, quando o diagnóstico for ser informado ao paciente ele deve ser feito de maneira simplificada, onde todos os detalhes possam ser compreendidos, isso contribui para como o individuo irá lidar com a situação, é importante transmitir confiança e seguranças neste momento, o mesmo é determinante na maneira em como será o impacto da notícia.

Outro ponto importante para a identificação é a ética profissional e o olhar sensibilizado para causas humanas, cada ser humano tem um repertório diferente de vida e quando se há esse entendimento é mais fácil compreender as diferenças do outro e melhor absorve-las o que coopera para a construção de uma boa relação onde a confiança se destaca.

Atendimento Humanizado e os benefícios que ele pode trazer

Os benefícios ao adotar essas medidas são ótimos contribuintes para um melhor desempenho do tratamento,  e também para que as recomendações sejam de fato adotadas.

Outra característica positiva dessa metodologia é uma maior memorização por parte do paciente, ele saberá identificar facilmente o profissional responsável por seu atendimento, gerando fidelidade, e confiança.

A tecnologia também pode ser uma aliada para uma boa experiência do paciente, existem diferentes equipamentos que podem ajudar desburocratizar processos de atendimento e tratamento trazendo qualidade aos procedimentos.

Esse atendimento é importante para você paciente, pois terá alguém que se preocupa com você cuidando dos detalhes de sua saúde, bem-estar e qualidade de vida, te aproximando de suas condições e contribuindo para que todos os procedimentos sejam mais eficazes.

E também é importante para o profissional, que estará cumprindo com seu propósito e diminuindo o estresse durante a jornada de trabalho.

A base do atendimento humanizado é a empatia. Ao procurar um profissional certifique-se que o mesmo seja adepto ao método.