Quais são as opções de métodos contraceptivos?

Conheça métodos contraceptivos e como funcionam

Existem uma grande variedade de métodos contraceptivos no mercado, que auxiliam para evitar uma gravidez indesejada ou uma IST (Infecções sexualmente transmissíveis).

As opções são inúmeras e cada uma tem uma particularidade, o método mais popular é o preservativo masculino, ele é um método de baixo custo e também protege contra DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis), ele atua evitando que haja a introdução do esperma na vagina, utilizando de maneira correta ela diminui as chances de gravidez para 2%, entretanto, quando não há maiores orientações as chances de gravidez sobem para 15%.

Preservativo masculino

Os preservativos femininos funcionam da mesma maneira, prevenindo a entrada do esperma no útero, a diferença de preservativo para o outro é a maneira que se colocado, a masculina é colocada por cima do pênis masculino e a feminina é introduzida na vagina da mulher.

Preservativo Feminino

Outro método contraceptivo muito popular são as pílulas orais que contem uma aglutinação de hormônios, frequentemente essa fusão é de progesteronas sintéticos e estrogênio, que atuam inibindo a ovulação. Outra maneira que o anticoncepcional oral atua é tornando hostil o muco cervical para o espermatozoide.

O dispositivo Intrauterino (DIU), é método de prevenção de gravidez com altos índices de eficácia, ele pode ser encontrado em três versões, o DIU de Mirena também conhecido como Siu DIU hormonal, produz reações inflamatórias e dispõe o hormônio progesterona em uma haste. Gradativamente a corrente sanguínea incorpora essa substância. A chances de gravidez se tornam quase nulas, uma vez que a possibilidade de se engravidar é 0,2% . Ele opera do mesmo modo que o DIU de cobre, realizando mudanças no útero para impedir a gravidez.

Conheça métodos contraceptivos e como funcionam

O DIU de cobre dispõe de uma haste coberta de cobre, ele realiza as mudanças no muco, no endométrio e na motilidade das trompas, após pequenas quantidades do metal serem liberadas no útero. A reação dessa liberação é um comportamento inflamatório que modifica a região a tornado desfavorável ao espermatozoide. Ele é 99,03% eficaz e tem uma vida útil de até 10 anos.

Uma opção atualizada é o DIU de prata, ele impede que espermatozoides realizem a fecundação dos óvulos, através da união da prata e do cobre, presentes em sua composição. O que o difere do DIU de cobre é a redução do fluxo menstrual, e também reduz o risco de oxidação da haste de cobre dentro do organismo. Seu tempo de vida útil é de até 5 anos.

Os métodos não param por aí, o diafragma é composto anel flexível que envolve uma película com o formato de cúpula, ele impede que o esperma tenha contato com o útero assim que é introduzido na vagina o que deve ser feito antes da relação sexual. Sua permanência no local deve ser de no mínimo de seis a oito horas, deve-se ter consciência que o tempo limite para a remoção é de 24 horas.

Diafragma

O anel vaginal tem uma durabilidade de 3 três semanas, o mesmo tem o formato de um flexível anel fino, que deve ser posicionado dentro da vagina, na quarta semana deve-se realizar a remoção desse anel e deixar uma janela de sete dias para a próxima inserção. Seu efeito contraceptivo é devido à inibição da ovulação decorrente de sua composição feita de hormônios como estrogênio e progesterona. Mulheres com qualquer tipo de câncer, histórico de ataque cardíaco, derrame ou coágulos de sangue não podem utilizar desse método.

Anel vaginal

Para evitar a gravidez também existe o contraceptivo hormonal injetável, sua administração pode ser feita de um mês a três meses, depende da escolha da mulher. Ele é realizado através da injeção de hormônios no corpo.

Conheça métodos contraceptivos e como funcionam

A contracepção também pode ser feita através da absolvição da pele, existem adesivos cutâneos com hormônios, são selos de tamanho reduzido que contêm progesterona e estrogênio que são direcionados de forma direta para a circulação sistêmica. Sua durabilidade é de 21 dias, e para que outro possa ser colado deve haver uma janela de 7 dias.

Conheça métodos contraceptivos e como funcionam

Vale lembrar que antes de começar com a utilização de qualquer método contraceptivo é importante buscar um profissional que identifique as necessidades de seu corpo e faça a indicação que melhor lhe beneficiara.